Sinopse: A vida pode mudar num segundo.O instante em que encontrou a mãe sem vida nunca se extinguirá da memória de Eva Patterson. Num bilhete, as suas últimas e enigmáticas palavras: Perdoa-me.
O mundo seguro de Eva ruiu naquele momento devastador. Mas o inesperado suicídio de Flora vai marcar apenas o início de uma sucessão de acontecimentos surpreendentes. No seu testamento, Flora deixa a Eva um estúdio em Londres. Este sítio é a primeira pista para o passado secreto de uma mulher que, Eva percebe agora, lhe é totalmente desconhecida.
No sótão do estúdio, a jovem encontra os diários e os quadros da mãe, provas de uma fulgurante carreira artística mantida em segredo. O que levou Flora a esconder tão fundo o seu passado? Ao aproximar-se da verdade, Eva descobre um crime tão chocante que a leva a questionar-se se alguma vez conseguirá, de facto, perdoar.

É difícil falar de um livro que me trouxe tantas reflexões profundas em uma única leitura. Apesar de ter ouvido falar a respeito da autora, ainda não tinha lido suas obras e ao ler Perdoa-me fiquei ainda mais interessada pelos livros da Lesley Pearse. De uma forma encantadora, a autora retrata temas difíceis de serem abordados e que nos trazem muitas lições. Depois de finalizar esse livro, só desejo que ele seja publicado aqui no Brasil algum dia.
Ao encontrar a mãe em casa, Eva tem uma infeliz surpresa ao encontrar a sua mãe morta dentro da banheira. Desesperada pelo susto, ela chama os policiais e tudo o que sabe é que Flora cometeu um suicídio e deixou apenas um bilhete escrito: Perdoa-me. Eva não sabe o motivo pelo qual a mãe tomou essa decisão tão terrível, pois ela vivia muito bem com toda a família e aparentava não ter nenhum problema. Porém, as coisas se tornam ainda mais difíceis quando o seu pai ignora a sua dor e só cuida dos seus irmãos mais novos que estão desesperados. Apesar de todo o ressentimento, Eva tenta seguir em frente e ajudar a sua família a se recuperar também.
No velório da mãe, Eva decide conversar com pessoas que a conheceram e se depara com um casal que diz não reconhecer a Flora que suicidou. Eles foram amigos dela durante a juventude e garante a Eva que a mãe era uma artista excepcional e cheia de vida, mas Eva nunca conseguiu perceber nada disso. Até que o seu pai fica revoltado com ela, quando descobre que Flora havia deixado para ela o estúdio em Londres e metade da casa para os irmãos. Eva sabia que havia algo errado com a sua família e quando o pai lhe revela o primeiro de muitos segredos que mudarão a sua vida, ela decide que precisa descobrir a verdadeira história da sua família.
Perdoa-me é um livro recheado de aventuras e mistérios que me fizeram refletir da primeira a última página. O suicídio da mãe foi o começo para Eva tentar descobrir quem era a sua família. O segredo revelado pelo pai torna-se o primeiro de muitos que estão escondidos entre as quatro paredes da casa. Quem são realmente os seus pais? Por que ela não percebia tudo o que estava acontecendo ali dentro?
Perdoa-me é um livro que nos mostra o quanto os segredos de família podem ser destrutivos. Em uma casa em que todos vivem sob aparências, privando uns aos outros de saber o que realmente está acontecendo, podem ter consequências dolorosas para todos e perdoar talvez seja a tarefa mais difícil. Outra lição que o livro me trouxe foi que muitas vezes é melhor deixar o passado para trás e simplesmente seguir em frente sem tentar trazer de volta as dores.
É um livro cheio de mistérios que em um determinado momento eu já sabia o que poderia vir a acontecer e que estaria claro para os personagens também, mas a dor da verdade era maior para que eles encarassem tudo o que estava acontecendo. O livro também tem romance, apesar de não ser o foco e as aventuras da personagem são realmente instigantes. A leitura aborda temas bem fortes, mas é possível aprender muito com eles e em alguns momentos me senti angustiada por tantos segredos que são capazes de abalar qualquer estrutura familiar.
Eva é uma personagem bem ingênua, mas ao mesmo tempo forte e determinada para receber tudo o que estava vindo sobre ela. Seus irmãos estão saindo da adolescência e apesar de se preocuparem um pouco com a turbulência, estão mais focados em si mesmos. Todos os personagens são bem construídos e cada um deles tem um papel fundamental na vida de Eva e é impossível não desejar que ela encontre a tão sonhada felicidade.
Portanto, para quem procura uma leitura reflexiva cheia de segredos, aventuras e com um pouco de romance, esse é o livro que recomendo sem dúvidas!



Um Comentário

  1. Oi Thalita, tudo bem?
    Que livro intenso hem! Enquanto lia sua resenha fiquei me imaginando no lugar da protagonista, diante da mãe morta e do bilhete com apenas essa palavra. Acho que só restasse Perdoa-me, eu ficaria louca, porque na minha cabeça não faria sentido algum.
    Gostei do livro e preciso lê-lo!
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir