Resenha: #Tava Pensando Aqui

12 março

Sinopse: Neste livro, Serginho (apelido do autor) escreve sobre minorias, celular, estatísticas, empregos, coisas irritantes, a chatice do politicamente correto, frases, Facebook, senhas, elevadores, saúde, aparência, moda, esmaltes, café, gastronomia, coisas antigas, viagens, ficção, histórias reais, fábulas, pensamentos, reflexões, São Pedro, velhice e muito mais. São crônicas curtas com coisas sérias; escritas com humor e para serem lidas entre uma estação e outra do metrô ou dentro do ônibus.

Sempre gostei de crônicas por abordar temas cotidianos. É na simplicidade da escrita e na reflexão da vida moderna que identificamos quem somos e no que temos de comum e de divergente com os autores que as escrevem. #Tava Pensando Aqui de Sergio Nogueira traz os pensamentos do autor em relação a nossa atualidade. Durante a leitura fiquei imaginando o quanto essas reflexões passam por cada um de nós e muitas vezes não atentamos aos detalhes.
De forma leve e divertida, Sergio Nogueira fala sobre as redes sociais, do futebol, do celular, dos alimentos que consumimos, das profissões, de questões que permeiam o nosso mundo moderno além de reflexões de outras épocas. É impossível não pensar em quanto esses assuntos são reais e que muitos de nós passamos por elas. Afinal, será que hoje estamos observando o mundo a nossa volta de forma crítica ou estamos só "passando" por ele?
É impossível falar de crônicas sem citar alguns trechos marcantes desta obra e por isso decidi destacar aqui alguns dos que chamaram a minha atenção. 

"A rede social é o lugar onde tudo é perfeito. A praia é linda, não tem vento virando o guarda-sol do avesso e e jogando areia em todo o seu material..."
"Se quisermos melhorar nossa fama, moral e melhorar nosso conceito perante o mundo, eu creio que deveríamos começar pela moralização do nosso maior esporte. E não acredito que seja tão difícil assim."
"Pensei na pressa que temos em adivinhar o que o outro vai falar. Tenho essa mania, mas com diversos anos de terapia (mentira) estou me controlando mais (quase verdade)."

A edição do livro é simples, com folhas brancas e as letras de bom tamanho. O título faz jus a leitura já que remete não só aos pensamentos do autor, mas em cada crônica somos convidados a refletir sobre os temas também.
#Tava Pensando Aqui é um daqueles livros que você precisa ter por perto para ler e reler sempre que precisar. Seja em casa, durante viagens, em um horário livre vale a pena refletir um pouco sobre a nossa realidade. São situações do dia a dia e que muitas vezes passam por nós sem percebermos. Afinal, quem nunca sonhou em como seria ganhar na mega sena, atingir metas, ou até mesmo em uma forma de alcançar a felicidade além de conselhos? Pois é, #tavapensando aqui que esse seria o livro mais que recomendado pra você.

Você pode gostar

5 comentários

  1. Hey!

    Achei a capa um arraso, o título também chamou muito a atenção, a resenha só me fez sentir a vontade de ler mesmo. Adoro livros de temática live, sem amarras.

    Sucesso, bjos.
    https://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thalita!
    Tava pensando aqui (rsrs...Não aguentei) que não sei porque, mas nunca leio crônicas. Não tenho a menor experiência como leitora desse gênero. Terei que remediar isso.
    Adorei o quote que você escolheu sobre as redes sociais porque concordo plenamente. No universo digital parece que ninguém tem momentos de tristezas, o que é normal,todos estão comendo um super jantar... Onde fica aquele miojo do meio dá semana pq vc já está mais cansado do que faminto...Kkkk
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li um livro de crônicas? Mas, por ser um texto simples falando do cotidiano, elas sempre me chamaram a atenção.
    Ainda não conhecia a obra e gostei dos trechos que você destacou, anotarei a dica :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee Thalita ^^
    Eu não sou muito de ler crônicas. Inclusive não consigo me lembrar de nenhum livro de crônicas que eu tenha lido *-* ainda não conhecia esse livro, mas fico feliz em saber que você gostou. Parece que o autor conseguiu colocar na obra os pensamentos e sonhos de muita gente...haha' quem nunca sonhou em ganhar na mega, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Thalita, tudo bem?

    Eu até gosto de ler crônicas, mas não para ler e resenhar, sabe? Só pelo gosto da leitura, rs.

    Mas saber que isso acaba permeando detalhes da vida dele não fiquei lá muito empolgada, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir

Facebook