Resenha: A Bela e a Fera

12 junho


Título: A Bela e a Fera - Autores: Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve - Editora: Zahar - Edição:2016 - Páginas: 240 - Classificação:✩✩✩✩✩
Hoje o post é especial para o dia dos namorados, por isso decidi trazer a resenha do livro “A Bela e a Fera” que traz uma das histórias de amor mais bonita dos clássicos, um livro que chama a atenção para a bondade, gratidão e beleza interior. Escolhi a edição publicada pela Zahar por conter duas versões dessa história, a mais popular escrita por Madame de Beaumont e a versão original escrita por Madame de Villeneuve. As duas versões são sensacionais e sem a menor sombra de dúvidas deveria ser lida por todos os admiradores dos contos de fadas.
Se você está pensando que esse é mais um livro infantil, que traz apenas uma mensagem rasa sobre não julgar uma pessoa pela aparência, você está enganado(a). A versão de Madame de Beaumont possui um enredo bem mais simplista, porém apresenta seus encantos para as mais diversas faixas etária e por se tratar de uma versão mais curta e com a quantidade de personagens reduzidas é a mais indicada para o público infantil. Já a versão original traz uma trama composta por diversos personagens, bem enlaçada e bem justificada, temos a história em três perspectivas diferentes primeiro da Bela, seguida pela Fera e por fim, de uma fada benfeitora.
As duas obras possuem em comum o contraste entre a beleza externa e a interna entre os personagens, as irmãs da Bela são donas de uma beleza inegável, porém por dentro são fúteis e invejosas, já a Fera possui uma aparência animalesca e apesar dos atos rudes possui um grande coração repleto de generosidade. A Bela é encantadora, dotada de talentos, bondade e não é preciso mencionar sua beleza, ela se vê em uma situação que se sente incubida de salvar a vida do pai, mesmo que isso signifique sacrificar a própria vida. É através do convívio com a Fera que aos poucos ela vai descobrindo o amor e valorizando outras coisas além da aparência física. Além disso, a Bela tem um papel de humanizar a Fera, deixá-la mais dócil e com atitudes mais humanas.
Madame de Villeneuve inseriu em sua obra conflitos de interesses entre fadas e distinções de classes sociais. Como mencionei no início desta resenha, a sua história é redonda, bem enlaçada e minimamente justificada, é apresentado o motivo da Fera ter sido aprisionada em uma aparência animalesca, mas também é apresentada a história da fada que o aprisionou, além disso, um segredo sobre o passado e as origens de Bela é revelado.
As duas versões possuem uma escrita fluida, que chama a atenção pela riqueza de vocabulário e pelas belas mensagens deixadas como lição. É possível realizar a leitura de uma só vez, independente do fato que a versão original tem uma estrutura que se assemelha mais a um romance devido aos diversos níveis apresentados e ser um pouco mais longa que a versão popular, ainda é possível realizar a leitura em poucas horas.
A edição da Zahar possui uma apresentação no início que conta um pouco mais sobre a vida das duas autoras, traça uma comparação entre as obras e fala um pouco sobre outros contos inspirados nessa história incrível.
Preciso ainda mencionar que a primeira é a que mais se aproxima do que é apresentado na versão de desenho animada que se tornou popular nos anos de 1990 e foi produzida pelo estúdio Disney, logo acredito que seja a mais fácil de agradar um maior número de leitores. Eu ainda não assisti a versão protagonizada por Emma Watson, mas em breve irei vê-la e espero ter a oportunidade de fazer um review aqui no blog. A segunda já é uma versão mais adulta com grandes intrigas e muitos detalhes.



Este é um livro que recomendo a todos que gostam de um bom romance, principalmente dos eternizados em contos de fadas, mesmo que já tenha conhecimento de ao menos de uma versão a leitura será recompensadora. A leitura é leve e agradável.

Você pode gostar

19 comentários

  1. Olá!
    A Bela e a Fera é o meu conto de fadas favorito. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma das duas versões, mas quero muito. Aliás é bom saber que tem essa edição da Zahar com as duas.
    Com certeza entrou para minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, também é um dos meus contos favoritos, a versão original é tão incrível quanto o que nos é contado desde a infância. Espero que tenha a oportunidade de realizar a leitura.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Carol, estou de olho nesta edição justamente por este detalhe das duas versões. Mais uma que leu e gostou, espero em breve está entre estes leitores também.
    BJs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, essa é uma leitura leve e gostosa ao mesmo tempo que reúne elementos que só encontramos na literatura clássica, foi ótimo ter contato com essas duas versões. Espero que adquira a obra, você não irá se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  3. Ahhhh esses livros a Zahar. Conquistam pela história e pela edição tão maravilhosa.
    Eu só conheço a história contada pelo filme, queria muito ler o livro também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, vale super a pena conhecer essas versões, eu realmente fiquei surpresa com a riqueza da escrita e por tantos outros fatores da história que eu desconhecia. Recomendo a leitura!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oiii Carol tudo bem?
    Eu não vejo a hora de ler esse livrinho menina, fico feliz que tenha trazido a resenha para nós e pude perceber o quanto a edição está linda, adorei as fotos e leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amo esse conto e tenho essa edição da Zahar, achei a capa e as ilustrações lindas.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Amoo esse livro e todas as histórias relacionadas '' A bela e a fera '' é e sempre será minhas histórias preferidas, esse livro está com uma edição lindíssima!
    Adorei sua resenha e suas fotos!
    Abraços:**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu ganhei esse livro no Natal e concordo com tudo que você falou na resenha. É muito mais do que uma história infantil e deve agradar públicos de várias faixas etárias. Além disso, ambos os contos são leituras fluidas e bem escritas.
    Eu já assisti ao filme e ficou lindo, muito fiel ao desenho da Disney. Espero que você goste quando assistir e vou querer ler seu review.
    Ótima resenha e suas fotos estão lindas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Ainda não adquiri essa obra, mas já está na minha lista de leituras. Adoro os contos de fadas e as releituras e a Bela e Fera é um dos meus contos favoritos. VOu ler sim e voltarei aqui para comentar minhas impressões com você
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ate fiquei curioso! Ainda bem que trouxeste a resenha e que gostaste!

    Bem, acho interessante esses "reforços" acerca do passado da bela e mesmo da fada e do principe transformado em monstro!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. A Bela e a Fera está entre meu conto de fadas faroritos, apesar de ter algumas ressalvas sobre ele. Gosto mais da versão mais adulta, com todos os outros personagens, acho mais dinâmico e explicativo. Mais completo, em minha opinião. Adorei a indicação.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Oi, adoro a história da Bela e a Fera e suas releituras, já estava de olho nesse livro a algum tempo, e agora com sua resenha, irei comprar com certeza, gostei de saber que é uma leitura mais profunda e adulta. Amei o Post...Bjs

    ResponderExcluir
  12. Essa edição de contos de fadas clássicos da Zahar é muito linda, adoraria ter a oportunidade de presentear a minha filha com ela, ainda espero ter a chance.A bela e a fera não é o meu conto favorito, mas é sem dúvidas uma história que gosto muito. Eu sempre prefiro as versões originais às da Disney.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Estou louca por essa edição, ainda mais que não li nenhuma edição só sei o básico dessa história e quero muito ler para saber de fato os acontecimentos rs' Amo as edições da Zahar,sempre caprichadas. Gostei de saber mais sobre e adorei saber que ambas as versões tem seus valores.

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros com vocabulário rico, e principalmente enredos com belas mensagens. Ainda não conheço nenhuma das duas versões dessa história, mas com certeza pretendo conferir. Já assisti algumas adaptações, mas com certeza a que mais me encanta é a da Disney.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. oie, adorei e fiquei com vontade de ler a versão mais longa, pois adoro tramas bem amarradinhas e bem explicadas. gostei de saber dessa versão da zaar com todas essas explicações, certamente é muito bacana de se ler.

    ResponderExcluir
  16. amo a Zahar, amo conto de fadas mas as adaptações feitas pela Disney nao costumam me agradar, e apesar da edição ser bonita, A bela e a Fera não é uma das histórias que eu goste, aliás, ela me incomoda em alguns aspectos, mas enfim...
    espero que vc curta a nova versão do filme e que bom que a leitura foi prazerosa...
    bjs...

    ResponderExcluir

Facebook