Resenha: Colégio Interno

30 outubro

Alguns livros simplesmente precisam ser lidos. Para relembrar um tempo que passou, para variar um pouco as leituras ou simplesmente para te surpreender. Eu poderia escolher qualquer um desses motivos, mas fico com os três. Colégio Interno é um daqueles livros que você vai ler não só para reviver um momento que deixou saudade, mas também para se deixar levar pela leveza e criatividade da autora. Um amor adolescente, um novo colégio e novas amizades. Um livro para te relembrar dos momentos mais especiais que você viveu.
Depois dos diretores da escola em que Camila Bastos estudava deixarem claro para os seus pais que não queria a garota lá, ela estava de castigo e só podia contar com a amizade da empregada da casa Matilde. Ela não sabia onde ia estudar e após insistir com os pais que eles finalmente contassem, decidiram que a mandaria para o colégio interno Brusquet Boarding School. Apesar de resistir inicialmente, Camila parte nessa jornada que será uma grande mudança em sua vida.
Ao chegar ao colégio ela conhece a sua colega de quarto, Larissa e também Felipe Freitas, o melhor amigo da sua colega de quarto que não teve um primeiro encontro agradável com ela. Porém, a situação entre os dois muda quando Camila finge ser a namorada de Felipe e aos poucos, ambos começam a aproximar-se, até que Larissa passa a demonstrar o amor que sente por Felipe. Além disso, Camila conhece Lucas na educação física, um garoto com quem cria uma grande amizade. Durante o ano, Camila passará por grandes mudanças e o ano em que a adolescente imaginava ser um dos mais difíceis da sua vida, poderá também ser inesquecível.
Colégio Interno foi um livro que me fez retornar mais uma vez a época da adolescência. Narrado em primeira pessoa pela Camila, o livro é intercalado entre os outros personagens da trama e é possível conhecer bem cada um deles. Cada adolescente que fez parte da vida de Camila não foi em vão. A autora deu voz a cada um deles e podemos conhecer os seus sentimentos, medos e anseios. Dentre os personagens secundários Gabriel e Larissa se destacam na narrativa, sendo Gabriel o amigo sincero e Larissa, a garota apaixonada por Felipe desde que entrou no colégio interno, mas jamais conseguiu chamar a atenção dele para que a olhasse de outra forma.
Apesar da narrativa adolescente, o livro é completo em termos de bem e mal. Assim como os personagens bonzinhos, tem também os vilões e ao longo da narrativa, vamos descobrindo um pouco mais sobre cada um deles. Apesar da narrativa se passar em um colégio interno, a maior parte dela acontece fora das aulas e nos finais de semana.
Camila é uma adolescente com seus problemas, mas também é sincera e faz de tudo para não decepcionar com ninguém. Ela sabe como valorizar uma amizade e a prova disso é o carinho pela Matilde, que trabalha há muitos anos na sua casa e sempre cuidou da garota quando seus pais estavam ausentes.
Felipe é um garoto encantador. Apesar de estar em um momento difícil, procura sempre transparecer para os seus amigos que está tudo bem e evita encrencas ou qualquer problemas no colégio, procurando sempre manter calma mesmo nos momentos difíceis.
Em relação à diagramação, as folhas são amareladas, a fonte é de um bom tamanho e a edição é simples, com algumas ilustrações para separar os textos do capítulo.
Colégio Interno é um livro encantador que fala sobre adolescência, medos, amizades, amor e sobre ter que lidar com a mudança, mesmo quando ela é tão inesperada. É um livro para todos aqueles que procuram uma leitura rápida e mais leve cheia de surpresas. Caso esteja procurando uma leitura assim, recomendo Colégio Interno sem dúvidas.

Você pode gostar

7 comentários

  1. Oi Thalita.

    Às vezes é bom ler livros que faz relembrar um tempo do colégio, pois na maioria das vezes é uma leitura leve que pode até surpreender. Eu cheguei a fazer divulgação desse livro para o blog que participo como colaboradora, mas não despertou interesse para ler. Quem sabe futuramente eu resolva ler, pois sua resenha chama atenção para história.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia!

      Caso leia esse livro, espero que goste também. É bom relembrar um pouco da adolescência. Bjs.

      Excluir
  2. Olá, Thalita
    Eu gosto de livros que causam esse sentimento de lembrança dos tempos antigos, principalmente tempos de escola.
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas percebi que ela já e bastante conhecida por causa do Wattpad.
    A parte física, principalmente a capa, está impecável e muito atraente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também gostei muito da parte física do livro, é bem atraente. Caso leia este livro, espero que goste também. Abraços.

      Excluir
  3. Eu até gosto de leituras que me transportam de volta para a adolescência, mas quando o enredo é mais próximo do que vivi. Mesmo que você tenha dito que a maior parte da história acontece fora das aulas e nos finais de semana, ainda assim acho que a realidade dos personagens deve ser bem diferente, não fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju!

      Como eles vivem em um colégio interno, tem suas limitações como estudantes, mas é fora das aulas que essa realidade é próxima ao leitor. Caso algum dia decida ler esse livro, espero que goste*-*

      Excluir
  4. Olá,
    Desconhecia a obra e já estou indo conferir na degustação do Wattpad os primeiros capítulos.
    É sempre bom ler uma obra que nos traga boas lembranças e ainda por cima ser uma grata surpresa.
    Adorei a premissa da obra e estou curiosa para conferir os acontecimentos inesquecíveis que Camila irá passar ao lado de seus novos amigos e se ela se envolverá em um romance.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook