Resenha: O projeto Rosie

18 novembro


O Projeto Rosie” é um livro divertido, gostoso de se ler e com personagens cativantes. Eu iniciei a leitura sem grandes expectativas e a medida que as páginas iam passando eu ia me encantando e me divertindo junto com os personagens.
Don Tillman tem uma vida extremamente organizada, todas as suas atividades ficam listadas em um quadro branco, para cada dia da semana ele segue um cardápio pré-estabelecido e para ele adicionar um novo compromisso em sua agenda ele precisa recalcular todos os horários para então se reprogramar. Sua vida segue uma rotina, ele tem tudo sob controle, exceto que ele tem dificuldades de se relacionar com outras pessoas, principalmente com as mulheres. Seus amigos são poucos e podem ser contados em apenas uma mão.
Don decide então criar o projeto esposa para assim encontrar a mulher ideal que se encaixe em seu estilo de vida, para isso ele cria um formulário onde quem responder as questões de acordo com as suas preferências, ele irá a um encontro com ela. Porém, Rosie uma mulher que aparece em sua vida e é totalmente o seu oposto irá mexer com a sua rotina.
O livro é narrado em primeira pessoa por Don Tillman, o que me agradou muito devido ao fato de ser um personagem totalmente diferente do que estamos habituados nos livros. A medida que fui conhecendo melhor o protagonista eu pude compreendê-lo e perceber o quão difícil é para ele se encaixar nas convenções sociais, além disso, pude rir bastante de diversas situações.
A leitura fluiu e me convenceu. A falta de tato, a inexperiência, a dificuldade para ter contato físico com outras pessoas em nenhum momento deixou a narrativa forçada ou cansativa, o humor é bem dosado e inteligente. Os direitos do livro já foram vendidos para ser adaptado para o cinema e claro pretendo conferir o resultado, apesar de saber que ainda vai demorar para ser lançado.
A escrita do autor Graeme Simsion me conquistou, assim como a segunda edição publicada pelo Grupo Editorial Record. A capa ficou bem chamativa no tom de laranja e com a ilustração do protagonista andando de bicicleta e segurando um buquê, pois além de ser cientista ele pratica esportes e vai para todos os lugares de bicicleta. As folhas são em papel pólen (folhas amarelas), fonte em tamanho confortável e as divisões de capítulos são bem simples.
O livro foi um sucesso e o autor decidiu escrever a continuação que se chama “O efeito Rosie”, pretendo lê-lo em breve e estou bem curiosa para saber como é a sequência.

A leitura é rápida, dinâmica, leve e bem construída. Para quem gosta de comédia romântica esse livro é um prato cheio e irá agradá-los. Para quem está cansado de protagonistas perfeitos essa é uma ótima dica.

Você pode gostar

4 comentários

  1. Pela resenha parece ser muito interessante! Gostei :)

    Beijinhos e bom Domingo,
    Carla
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Minha colaboradora leu o livro e gostou muito. Fiquei curiosa desde então para conhecer esse personagem tão peculiar. Eu adorei a capa nova que fizeram para o livro! <3
    Adoro histórias divertidas, e essa está na minha meta de leitura, não sei se lerei ainda esse ano, mas pretendo ler logo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Eu demorei bastante para ler esse livro (muito por causa da capa da primeira edição).
    Como eu achava ela tão fofinha imaginava que seria uma história diferente do que eu queria, mas quando eu li, fiquei como você... Lendo e me apaixonando mais a cada página.
    Adoro o Don e adorei a forma como o autor abordou a falta de tato e como o personagem não se encaixa nos padrões. Ele passa por situações hilárias mas ao mesmo tempo a gente consegue perceber que não deve ser fácil para ele...
    Adorei sua resenha e lembrar a leitura.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol.

    Eu tenho o livro Projeto Rosie com a capa anterior, acho ela muito fofa, mas essa capa combina mais com a história. Concordo com você, quando disse que é um prato cheio para quem gosta de comédia romântica, pois a história é bem construída e contém uma leitura é rápida e leve. Adorei sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir

Facebook