Resenha: Tudo ou Nada

02 janeiro

*Essa resenha faz parte de uma série, para ler as resenhas dos primeiros livros clique aqui e aqui.
Eu não me lembrava de ter lido alguma adaptação de A Pequena Sereia até conhecer este livro. Já tem algum tempo que comecei a acompanhar a série e desde então estou encantada com a forma como a autora tem adaptado os contos de fadas sempre trazendo uma lição de aprendizado. A Pequena Sereia em sua versão clássica não tem o final desejado, mas ganha uma versão cativante na Disney e também em Tudo ou Nada que me fez sorrir, divertir e se encantar ainda mais por esse mundo mágico.
Depois de viajar duas vezes para o mundo dos contos de fadas, Abby está animada com a possibilidade de poder viajar com a sua mãe para ficar na casa de sua avó que foi a pessoa que contou para ela todas as histórias do mundo mágico que aos poucos ela está conhecendo. Porém, sua alegria se esvai quando seu irmão Jonah conta que escutou a mãe deles falando que não poderá viajar por estar muito ocupada. Com a viagem cancelada tudo o que resta aos irmãos é viajarem para os contos de fadas. Com a mala pronta, Abby e Jonah embarcam através do espelho na história da Pequena Sereia e chegam no momento em que ela está salvando o príncipe e depois some na água novamente. Com medo de que o final triste se repita nessa história mais uma vez, Abby decide interferir para que a Pequena Sereia encontre o seu final feliz e mesmo o príncipe acreditando que Abby e Jonah o salvaram ela insiste em dizer que foi a sereia. Juntos, eles vão para o Reino Mostarda que é onde o príncipe mora até conseguirem encontrar a sereia novamente e ajudá-la a construir sua história. Porém, não será tão fácil como Abby pensa, pois o mar o grande e ela precisa superar o medo da água. Afinal, como encontrar a Pequena Sereia e fazer com que ela mude o rumo da sua história?
Tudo ou Nada é o terceiro livro da série Outra Vez e até agora é o meu favorito! Ao contrário dos dois primeiros, a Pequena Sereia não está tão presente na trama como as outras princesas e a Abby amadureceu muito da primeira viagem até agora. Ela deseja que a Pequena Sereia também tenha o seu final feliz, mesmo sabendo que ela não poderia interferir na história, pois não é justo que depois de tanto esforço ela não tenha o final merecido. Ela conta com a ajuda do seu irmão Jonah mais uma vez que está mais preocupado em brincar do que ajudá-la a arrumar toda essa confusão.
Com personagens bem construídos, Sarah Mlynowski trouxe mais uma vez um livro para crianças que deve ser recomendado para todas as idades. Dos personagens da trama, o príncipe foi o que menos me agradou. Ele estava mais preocupado com superficialidades e com a beleza do que reconhecer o que estava a sua volta, enquanto a Pequena Sereia só desejava ser feliz como as pessoas humanas eram.
Tudo ou Nada é um livro que traz lições de como superar seus medos e também não desistir do que se tem por estar enganado pelas aparências. A versão adaptada de A Pequena Sereia tem traços da original, mas a trama se mostra bem criativa como nos livros anteriores, assim como os personagens que tem sua própria personalidade, diferenciando da versão clássica. Até a bruxa do mar está repaginada nesse livro e no final temos muitas surpresas que eu jamais imaginei que seria possível na história.
Portanto, eu indico esse livro para todos que desejam conhecer uma versão mais leve, divertida e cheia de lições da Pequena Sereia. Para todas as idades que ainda se encantam com os contos de fadas, está mais que recomendado!

Você pode gostar

7 comentários

  1. Que capa amorzinho é essa? Amei! E não sabia dessa série, que fofura! Adoro releituras, então fiquei bastante interessada em conferir. Adoro a Pequena Sereia, li uma releitura mês passado da Paula Pimenta e amei. E o que me encanta é saber que a obra tem lições, mais um ponto a favor, já quero ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não curto releituras de contos de fadas, mas essa capa está muito fofa. Não o leria, mas o indicaria para crianças de, no máximo, 11 anos, idade que julgo adequada para esse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!!

    Eu só li o primeiro livro dessa série! O primeiro é uma gracinha, não sabia que esse falava da Ariel! Já quero comprar HAHAAHAHA.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não curto muito conto de fadas, mas sempre acho releituras bem interessantes, ainda mais sendo para todas as idades. Acho que não leria, mas anotei a dica caso mude de ideia :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desconhecia os volumes da série e confesso que não sou muito de ler releituras ou adaptações de contos de fadas, porém fiquei intrigada para saber como a autora o faz e quais as lições que ela deixa transpassar nos enredos criados.
    É interessante saber que é visível o crescimento e amadurecimento da Abby do primeiro volume para esse e me anima saber que Tudo ou Nada foi o melhor para você até agora.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que essa é minha série preferida de adaptação de contos de fadas. Infelizmente ainda não consegui ler esse, logo o que você considerou preferido até agora! Adoro o jeito que a autora trabalha o enredo e curti saber que deu pra notar que a Abby amadureceu muito da primeira viagem até essa. Espero ter logo a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oiee Thalita ^^
    Eu já tinha visto um dos livros da autora, mas não sabia que era parte de uma série. Parece ser muito bonito e fofo, e saber que traz várias lições e que é uma adaptação de contos de fadas (gosto bastante) me deixou curiosa. Mas eu não sei se o leria no momento, estou em busca de leitura mais... complexas...hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Facebook