Resenha: Constantine - A fagulha e a chama

24 julho



Tudo tem um preço. Por mais que você tente trapacear para obter algo sem pagar por isso, o universo move suas alavancas invisíveis para cobrar seu preço.
Olha eu aqui de novo pra falar de mais HQ’s. E hoje vamos a Constantine: A fagulha e a Chama.
Se você não conhece, deve ter pensado no filme com Keanu Reeves chamado Constantine. É o mesmo cara, Renner? É sim. John Constantine é um personagem da DC comics que tem envolvimento com ocultismo, demonologia e magia. Na série Hellblazer (de onde o filme se baseia) temos mais temas voltados para o inferno e os demônios.
Já nesta HQ ele tem mais envolvimento com magia, objetos místicos e feiticeiros, mas o seu “trabalho” no mundo é manter o equilíbrio para que ninguém que se aventure pelos caminhos da magia sem conhecer direito onde está se metendo e pague um preço muito alto ou se torne poderoso demais para desequilibrar a balança. Ambientado em cenários muito lúgubres, sujos e sempre escuros e depressivos, temos uma sensação de um estilo Noir, com cores mortas e apenas alguns objetos ou personagens com cores mais vivas em cena. O próprio protagonista tem direito a quase todos os adjetivos ruins de um anti-herói. Egoísta, arrogante, negligente e individualista e em alguns momentos apresenta um humor negro. Nesse encadernado ele está tentando impedir um grupo de poderosos feiticeiros/magos de alcançar um artefato místico que permite acessar qualquer recurso mágico do planeta. É meu primeiro contato com o personagem nos quadrinhos e eu gostei bastante. Essa faceta cruel e sofrida da humanidade me atrai muito. A capa e a arte são de um brasileiro, o Renato Guedes, e muito atraentes. O nível de imersão foi tal que eu conseguia imaginar a cena se movendo como um filme na minha cabeça. O final deixa o arco aberto para uma continuação com aquele gostinho de quero mais saber o que vai rolar. Essa HQ faz parte dos novos 52 da DC e vale muito a pena pra quem curtir a ambientação e a temática que falei a pouco.



Se você gostou da resenha ou acha que faltou alguma coisa, deixa ai nos comentários.
EXTRAS: Eu particularmente não sou tão fã do filme porque: 1º acho o Keanu Reeves com muita cara de mocinho pro papel; 2º o filme aborda o lado mais cristão de inferno e demônios, pegada meio exorcista da coisa (o quadrinho que ele se baseia também é), e eu prefiro outras formas de misticismo, preferindo a pegada dessa HQ que vos apresento.

Você pode gostar

16 comentários

  1. Um HQ bem diferente da série Constantine (se bem que amei a série). Essa parte mistica que você mencionou é bem legal do personagem e acredito que a graça fica nisso.
    Tem muita coisa legal do Constantine para ler, se gostou da HQ vai curtir até a série viu
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem?
    Que HQ fascinante gente, eu não a conhecia, mas sempre fui muito chegada na série e nos filmes quem sabe seja uma ótima pedida e recomendo que assista também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela recomendação morgana, e pelo comentário. Vou assistir a série depois sim.

      Excluir
  3. Olá tudo bem?
    Eu sempre fui fã de Constantine mesmo sem saber que ele era uma espécie de "herói". Não sabia da existência desse HQ mas fiquei bem curisoa e já quero ler, pois sempre gostei do personagem.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. E tem como esquecer o Keanu Reeves??? Só não sabia que havia estes graphic novel e fiquei não só curiosa, como interessada em ler. A parte gráfica parece ótima, mais um ponto positivo para ela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renner, eu gostei do filme, mas concordo que o Jeanu tem cara de bonzinho para o personagem. Acho bacana o quadrinho abordar mais temas de ocultismo, bruxaria e misticismo, afinal dá para criar mais histórias em quadrinho. Adorei a parte gráfica também. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte gráfica é excelente. Mas nesse quadrinho temos um novo Constantine...deixou de lado a frieza pela imersão mundo mais altarquia. Para os leitores antigos não recomendo a leitura

      Excluir
  6. Oi, Renner!
    Não conhecia essa HQ, apesar de ter reconhecido o personagem do filme mesmo. Não faz muito o meu estilo de leitura, tanto por essa coisa mais sobrenatural quanto por eu não ler muito - ou nada mesmo, rs - de HQs, mas pelas fotos parece ter uma arte bem bonita mesmo, e legal saber que o artista delas é brasileiro. =D Para quem gosta desse tipo de enredo e mais ainda para alternar do rumo seguido no filme, parece ser uma boa pedida mesmo. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá Renner!
    Quem não ama John Constatine, não é mesmo!? ahuahuahuah
    Adorei conhecer a HQ dele atraves da sua resenha. Não sabia que existiam (sim, vivo num mundo muito louco hauhauah)
    Engraçado, ao contrário de você, eu amo o filme. Acho que Keanu ficou bem no papel, é um dos meus filmes preferidos com ele e gosto muito, também, da pegada mais exorcista do que misticismo, mas nem por isso deixaria de conferir essa HQ, que tá linda!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Interessante, mas confesso que o personagem nunca me atraiu, nem a história. Tenho amigas completamente apaixonadas, mas acho que para mim a temática não funciona.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Renner, eu amo HQs, mas ainda as leio pouco por ter tantos livros na pilha.
    Amei essa ser mais voltada para o lado da magia.
    Com certeza fiquei bem curiosa e morrendo de vontade de ler.
    Você já assistiu a série do Constantine (que foi cancelada?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deborah. Vi não, mas ja coloquei na lista pra assistir. Não seja por isso, também tenho mais livros do que tempo pra lê-los. Bom das HQ's é que são leituras rápidas, coisa de uma tarde, você lê inteira (nestes encadernados vem geralmente de 4 a 6 edições mensais). Valeu pelo comentário. Volte sempre

      Excluir
  10. Oi! Poooxa eu adoro o filme do Constantine, rs, amei o Keanu Reeves no papel. Não tenho costume de HQ's então não sei opinar bem, mas acredito que a história seja muito boa também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não sou muito ligada em Quadrinhos e super herois, mas já ouvi falar do Constantine, mas nunca assisti ao filme. Gostei de saber sobre a história e fiquei bem interessada pois o tema sempre me deixa louca. Espero poder conferir

    beijos

    ResponderExcluir

  12. OI, tudo bom?
    Nossa estou pirando nesse livro, amo HQ, comecei a engajar nesse tipo de leitura esse ano, mas já estou apaixonada por eles, pronto já coloquei esse no skoob.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Facebook