[Especial Halloween] Te conto um conto: O Gato Preto

22 outubro


Falar do mês do terror e não citar Edgar Allan Poe é quase impossível, já que ficou conhecido justamente por sua vasta produção de histórias que envolvem suspense e o terror. As obras de Poe ainda desempenham um papel importante no universo literário, desde o século XIX Edgar vem inspirando grandes autores e continua sendo referência nos dias de hoje. Um dos personagens mais famosos de Poe é o detetive Dupin e "O Corvo" é um de seus poemas mais famosos. Hoje vou falar do conto "O Gato Preto" e foi publicado em 1843.
O conto é narrado em primeira pessoa e logo no início já sabemos que o narrador traz consigo um grande arrependimento devido a uma sucessão de fatos que o atormenta e que ele irá contar a fim de encontrar a paz de espírito. Ele conta que desde a infância sempre gostou de animais domésticos e se sentia feliz por alimentá-los e acariciá-los. Com o passar do tempo casou-se e encontrou na esposa a mesma disposição para cuidar dos animais.  Eles tinham peixes, passarinhos e um gato preto que deram o nome de Pluto.
Existem diversas superstições com relação a gatos pretos e em uma delas existe a alusão de que esses gatos são bruxas que se transformaram no animal e que cruzar com eles na rua traz má sorte. Como já mencionei isso é uma crendice popular que muitas pessoas até hoje acreditam, mas vale ressaltar que não tem nenhum embasamento científico e que em hipótese alguma ninguém tem o direito de maltratar nenhum animal. Dito isso, retorno ao conto, o gato era forte, belo e inteligente e sempre que conversavam sobre o assunto a esposa acabava por mencionar a superstição citada.
Junto com o vício em bebidas alcoólicas a afeição do narrador pelos animais se reduzia com o tempo. Logo, começou a maltratá-los. Mesmo que a princípio não quisesse machucar Pluto com o tempo acabou cometendo um ato inescrupuloso e tirou um dos olhos do animal. O gato se recuperou lentamente e continuava vagando pela casa agora com a órbita vazia, a princípio demonstrava um certo remorso, mas aos poucos foi tomado pela ira, decidiu então enforcar o gato.
Vou me deter nesse ponto para não resumir todo o conto que não é muito longo. É possível lê-lo em poucos minutos e recomendo a leitura para todos que gostam de terror. Mesmo com poucas palavras o conto se torna um tanto assustador, um pouco pelo fato da descrição das cenas de maus tratos ao animal e outro pela condição psicológica do narrador. Sobre a escrita não tem nem o que falar é muito bem feita. A diversidade vai ficar por conta das diversas traduções e como não li o conto traduzido por outras pessoas não posso indicar qual a melhor versão.


A narrativa é imparcial durante todo o texto, os eventos são narrados de forma crua, isentos de opinião ou lamentações durante a sucessão de fatos. Mesmo sabendo do arrependimento do narrador, que deixa claro que se sente envergonhado, a impressão que ele foi o mais sincero possível e que a história é aquela sem tirar e nem por. A reunião de todos esses elementos me prendeu como leitora e o desfecho me surpreendeu. Leitura mais do que indicada.

Você pode gostar

15 comentários

  1. Oiii tudo bem?
    Que demais essa resenha e essa dica menina, eu gosto de tudo que envolva Poe e sei que me envolveria demais ao lê-lo, foi uma pedida e escolha e tanto para esse Halloween, pois adorei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. O Gato é um dos meus contos preferido de Alan Poe em Histórias Extraordinária .
    Adorei, parabéns pela resenha! Acho que vou procurar algo para postar no blog sobre o Halloween! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Realmente esse é um mestre mas não leria esse conto dele não. Sou defensora demais dos animais e acho que não ia gostar do que iria encontrar nessa história.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse conto e fiquei bem curiosa!
    Vou anotar essa dica. Estou lendo alguns contos de Poe e ainda não cheguei a esse!
    Obrigado pela dica!!


    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii

    O Poe é realmente o gênio do terror, suas histórias são relamente tensas. Não conhecia esse conto dele, fica adica anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, não tinha conhecimento em relação ao autor e nem ao livro, mas ele não é algo que eu leria por ser terror eu não gosto desse gênero por mais que sua resenha foi muito bem escrita

    ResponderExcluir
  7. Olá.. tudo bem??
    Adoro o gênero de terror/suspense e nunca li nada de Edgar Allan Poe... gente em que mundo estou vivendo??? é claro que gostei da sua resenha e já vou tentar encaixar ele aqui para mim ler!
    Beijus

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu gosto muito do Poe, já conhecia esse conto e sei que ainda falta muito dele para ler, mas fico feliz que vc tenha trazido o post nessa época, acho que tem tudo a ver. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Edgar Allan Poe é famoso por todo seu suspense e terror, mas nunca li nada dele porque evito o gênero, sou medrosa e ainda não consegui vencer essa barreira. Acredito que um conto seja o ideal pra tentar me arriscar por histórias assustadoras...pode ser que eu tente ler o gato preto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,
    Já tentei ler algumas obras do Poe, mas não consegui, pois não curti muito a escrita dele, mas sei que é algo mais pessoal e que preciso ler algo dele novamente para ver o que vou achar.
    Esse livro me pareceu ser muito bem construído e uma crítica social muito interessante.
    Vou tentar me arriscar nesse título.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi! Esse foi o primeiro conto do Mestre Poe que eu tive contato e fiquei ao mesmo tempo chocada e fascinada. É impressionante, se pararmos para analisar, como vemos referência das obras de Poe espalhadas por aí e muitas vezes nem fazemos ideia da origem daquela referência. Parabéns pelo post e pela indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Acredita que nunca li nada do Poe?! Pois é... é que não sou grande fã do gênero, mas realmente nesse mês temático se não falar dele parece que está faltando algo.
    Como você disse, ele serve de inspiração e vem influenciando vários autores de suspense e terror, o que só tem a agregar na literatura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Se nao me engano foi desse livro que li um conto do Poe. Foi no primeiro semestre da faculdade. Como eu precisava ler somente este conto, não consegui ler os outros. Quero muito agora ler mais obras do autor. Tenho muito interesse, porém não tive mais oportunidades.

    ResponderExcluir
  14. Gato preto é um clássico, um conto maravilhoso. Aliás, o livro Contos extraordinários, do Poe, é uma delícia. Tenho uma edição verdinha, com capa dura, que amo. Já li duas vezes, e pretendo ler novamente. Amei a sua dica para o mês do terror. Nessa época, Poe e king não podem faltar na estante.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Oie
    é impossível não lembrar do autor nessa época do ano e eu me sinto envergonhada de nunca ter lido nada dele mas tentarei em breve pois parecem ser historias muito boas, belo post

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook