[Especial Halloween] Resenha: Jogo Perigoso

01 outubro


Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Avaliação: 4/5 estrelas
Páginas: 336



                   Olá rascunheiros, Renner de novo aqui pra falar com vocês de terror. Isso mesmo, mês de Outubro com direito a sexta-feira 13 (yeahhh) vai ser o terror! E pra abrir esse mês, vamos falar de um livro que li em agosto de um autor que é o rei do terror. No ano passado tivemos um especial de Halloween com ele mesmo abrindo (Misery, resenha aqui).

                Hoje vamos falar de um livro um tanto controverso de Stephen King: Jogo Perigoso. Muitos fãs não gostam muito desse livro porque na época em que foi escrito (1992) King vinha numa maré de bons livros com criaturas misteriosas e esse livro é um thriller mais voltado pra condição humana de forma geral (assim como o Misery). Outros acham este livro meio arrastado, mas a verdade é que ele é um livro com muitos detalhes das cenas, com uma enrolaçãozinha que tem a função de criar aquela tensão de suspense, esperando alguma coisa acontecer. O início do livro mais parece um capítulo de 50 tons de cinza, mas assim que algo inesperado acontece, começa o livro de fato. Na minha opinião (e na de Bernard Cornwell) uma escrita muito difícil, já que é praticamente um monólogo em um único ambiente.
                A obra começa com um jogo sexual feito num rancho particular pra apimentar o casamento de um casal a beira dos 40 que dá muito errado quando a mulher (que de cara percebe-se que despreza o marido) numa reação descontrolada vê seu marido ter um ataque cardíaco e cair da cama. Nesse momento de preliminares sexuais, ela se encontra seminua e presa por algemas reais a cabeceira da cama. A partir daí vem todas as fases que uma situação complexa dessas pode gerar:
Negação – ela não acredita que ele possa ter morrido durante o ataque ou a queda e tenta gritar para que ele acorde...
Desespero – descobrindo que seu marido está morto, ela começa a prestar atenção aos sons próximos e tenta gritar para que algum vizinho escute...
Aceitação – Quando chega à conclusão que ninguém está por perto e ninguém virá ajudá-la, aceita que está condenada a definhar ali, algemada no meio do nada...
                A partir daí, começam a surgir vozes (sim, ela ouve vozes internas) com personalidades distintas dela. Uma esposinha passiva e submissa que gosta de fazer tudo para agradar o marido e ter a vida perfeita e uma mais forte, #girlpower que tenta ajudá-la a raciocinar para que ela esgote as possibilidades para tentar escapar da morte certa. Mas estar presa só traz a tona velhas lembranças enterradas por toda uma vida (a roda que range), e essas lembranças remoídas acabam ajudando em alguns pontos o caminho dela. Se e como ela consegue escapar é com vocês, pessoal, só ler.
                

                Pessoalmente eu gostei muito do livro e achei muito bem feito porque ele é muito descritivo e mesmo pessoas com pouca imaginação conseguem desenhar bem as cenas. Já pessoas como eu (uma imaginação tão vívida!) chegam a criar um filme completo na mente e devido ao teor dos temas abordados aqui (pedofilia, necrofilia, carne humana rolando, abuso sexual, etc, etc) isso se torna quase torturante em alguns pontos. Houve momentos em que eu precisei parar um minuto, tomar uma água, comer alguma coisa e esperar o estômago se acalmar para continuar. Outro ponto que chama bastante atenção de forma positiva é a acurácia realística da coisa: Os fatores do comportamento biológico (circulação sanguínea, dores no corpo), a física dos acontecimentos (a cena do copo d’água) são muito bem projetados para que pareça uma situação real e ela se torna totalmente plausível. Entretanto, é um livro bem 8 ou 80 e a maioria odeia essa obra do King, acha arrastada. Para os que não sabem, dia 29/09/17 saiu o filme adaptado dessa obra pela Netflix, o qual vai ter uma resenha aqui semana que vem, comparando as obras escrita e cinematográfica.
Bom galera, para não dar spoilers da obra, por hoje é só. Espero que tenham a oportunidade de ler este livro, mas lembrem: É para quem tem bom estômago (ou nenhuma imaginação).
Deixa aí sua opinião nos comentários e que venha o mês do Terror!

Você pode gostar

10 comentários

  1. Olá Renner, tudo bem?
    Confesso que não conhecia a obra até alguns dias atrás quando foi aquele frenesi devido ao lançamento do filme adaptado na netflix. Apesar de muito aclamado e da sua resenha super positiva essa não é uma obra que me atrai por isso vou deixar a dica passar.
    Parabéns pela resenha super completa.
    Amei

    ResponderExcluir
  2. Oi Renner, eu acho que sou como você, consigo criar um verdadeiro filme na cabeça, e sim, nestes casos mais pesados a parada é necessária, até para me acalmar. Sem dúvida uma ótima opção de leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, obrigado por comentar. De fato é sim complicado essas pessoas com uma imaginacão boa demais.

      Excluir
  3. Oiii Renner

    Eu comecei a ler Stephen King este mês e estou amando a escrita do autor, ele prende demais a gente em suas histórias, com certeza ess elivro vou deixar anotado, quero ler futuramente parece ser bem legal.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Como adoro um terror voltado para o o lado humano, esse livro está na minha TBR. O enredo é forte e já me deu nervoso só nessa resenha.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vá preparada tatiana,porque são cenas fortes. O cara é um gênio.

      Excluir
  5. Oie,
    Achei maravilhoso você ter gostado desse livro.
    Muitas pessoas falam que esse é um dos piores livros do King, por ter pouco cenário. Mas confesso que esse é um dos livros dele que mais me chama atenção.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, como eu disse, é 8 ou 80. Escrever com poucos cenários e poucos personagens é um grande desafio. O próprio Cornwell ja disse que descartou escrever um livro de aventura maritima por causa da limitação de cenário. Valeu por comentar. Volte sempre

      Excluir
  6. Oie
    nossa, que legal, como sempre deve ser algo bem pesado até pq é o King hahah eu vi o filme na netlix esses dias mas acabei não finalizando, quem sabe mais pra frente e quero tbm arriscar a leitura

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, mas estou louca pra ler!
    Amo King e pretendo ler antes de ver o filme.
    O fato da "enrolação" e de demorar a chegar ao ponto, é uma característica do King. Não tem jeito. Tooodos os livros que li até o momento, são assim.
    Adorei sua resenha. Ansiosa para começar a minha leitura tabém.

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Facebook