Resenha: A Elegância do Ouriço

16 janeiro


Título: A elegância do ouriço
Autora: Muriel Barbery
Editora: Cia das Letras
Páginas:  352

A Elegância do Ouriço foi um dos melhores livros que li em 2017 e talvez um dos mais difíceis de transmitir sua essência através de uma resenha. E mesmo depois de ter encerrado a leitura os personagens ainda continuam vivos dentro de mim, seja pela complexidade ou mesmo pelos aspectos que os tornam únicos. “A Elegância do Ouriço” é um livro totalmente diferente do que estava habituada a ler, me surpreendi e não imaginava que ia gostar tanto.
A ambientação do livro é em prédio situado em uma região nobre de Paris, seus moradores são ricos e esnobes, é nesse meio que a concierge Reneé se encontra. Simples, de origem humilde, ela gosta de levar uma vida pacata. Sempre escondeu seu gosto pela literatura dos moradores do prédio, afinal quem desconfiaria que uma senhora humilde se interessaria por livros tão densos dos mais diversos assuntos? Ela esconde esse segredo debaixo de sete chaves e está sempre observando o comportamento dos moradores do prédio de uma forma ácida e divertida.
Por outro lado, o leitor é apresentado a Paloma, uma adolescente rica que está passando por uma crise existencial e que está em busca de uma razão para seguir a vida. O que ela tem em comum com a concierge? Bem mais do que elas imaginam. As duas possuem uma personalidade bem parecida, são observadoras e estão sempre atentas a tudo que acontece ao seu redor sempre com um olhar crítico e bem posicionado.

O humor presente na leitura é ácido, crítico e muito bem construído. Os personagens adicionam o brilho a obra, os relacionamentos que a primeira vista parecem improváveis são a cereja do bolo. Diversas questões filosóficas são levantadas de forma tão leve, deixando a leitura descontraída e sem excessos. Tudo na medida certa, personagens, ambientação, aspectos filosóficos e sociológicos, críticas e posicionamentos. Um livro que com certeza irá me acompanhar por um bom tempo.

Você pode gostar

22 comentários

  1. Oi Carol!
    Que resenha mais fofa! Você falou do livro de uma forma tão leve e cheia de doçura que não teve como não sentir aquela vontade de ler.
    Realmente, existem livros que a gente gosta tanto, que mexe com nossas emoções, que torna difícil expressar tudo que ele representou. Mas, mesmo sentindo essa dificuldade, você se expressou muito bem e deu pra perceber o quanto a leitura foi prazerosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla, tudo bem?
      Obrigada pela visita. Fico muito feliz em ter despertado o seu interesse em realizar a leitura, fico muito feliz por isso. Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Que resenha maravilhosa. Não conhecia o livro e já estou encantado pela história, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve. Parece ser algo prazeroso de se ler, de conhecer os personagens e suas histórias. Fiquei interessado.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Esse não é um tipo de livro que eu faça com frequência e acho que também me supreenderia se gostasse tanto do livro, como você. Entretanto, não o desprezarei tão rapidamente, seus comentários me deixaram curiosa e acho que irei pesquisar mais a respeito dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela,
      Eu gostei demais desse livro, não fazia ideia do quanto eu ia gostar ao começar a ler... pesquise mais a respeito e quem sabe você não acaba realizando a leitura e se surpreendendo tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  4. Carol parece mesmo ter sido uma leitura maravilhosa e cativante, tem livros que é quase impossível de conseguirmos transmitir o que tanto desejamos, mas pela sua resenha conseguiu me instigar e fazer com o que eu tivesse muita vontade de ler e conhecer essas pessoas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Deve ser uma leitura bem cativante mesmo, através das resenha conseguimos notar que ele realmente te tocou. Adoro quando isso acontece! 😍

    Um beijo, Pri

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Adorei sua resenha! Ela me passou uma sensação de delicadeza que não sei explicar mas que me cativou e me deixou morrendo de vontade de ler o livro haha Gosto de livros que mesmo depois que terminam nas páginas, não terminam nas nossas mentes. Com certeza lerei! Obrigada pela dica!
    Beijos
    https://maresialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. esse é o livro preferido da vida de uma amiga minha, e ela sempre me indica :D
    deve ser uma história incrivel e tenho curiosidade de realizar essa leitura...
    bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      A história é gostosa de se acompanhar e os personagens são incríveis. Espero que realize a leitura.
      Beijos

      Excluir
  8. Não conhecia o livro ainda e apesar de ter achado o título um pouco estranho, vejo que a história parece boa. Este humor mais ácido e crítico são em vindos, não são muitos os autores que sabem dosar esta mistura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      O título do livro é bem diferente, mas em um determinado ponto da história acabamos por compreendê-lo e passamos a gostar ainda mais da história. O humor ácido é um elemento que deve se ter muito cuidado ao usá-lo, mas nesse livro ele está no ponto!
      Beijos

      Excluir
  9. Que amorzinho! A capa, a resenha, tudo <3 eu achei o título engraçadinho e pensei que fosse uma história infantil!

    ResponderExcluir
  10. Oiê! Falou questões filosóficas já quero! Haha não conhecia o livro, mas adorei a resenha e fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  11. 'afinal quem desconfiaria que uma senhora humilde se interessaria por livros tão densos dos mais diversos assuntos' conheço muita gente assim, acho que iria adorar fazer essa leitura, não conhecia o livro e é uma boa dica. amo humor ácido.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    Que sensacional essa leitura! Eu não conhecia esse livro é achei o enredo incrível! Parece muito bem escrito.
    Adorei saber que foi uma das melhores leituras. Dica anotaram


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oie
    minha vó ganhou o livro então já tive contato com ele, porém não sabia muito sobre e com certeza saber que é meio filosófico e tao forte, me fez ficar bem interessada na leitura, gostei do que vc trouxe sobre e a dica está mais do que anotada

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol. Nao tinha visto esse livro por aí ainda, mas gostei do título, da capa e das suas considerações sobre ele. Amo humor ácido e crítico, então já anotei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie amore,

    Esses livros que são tão intensos que não consiguimos transmitir sua essência através das resenhas são sempre os melhores.
    Paris.... uhulll já quero rs.
    Vou anotar a dica por aqui já.
    Adorei o enredo e fiquei curiosa pra conhecer essas duas peculiares mulheres.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  16. Engraçado.... Só através da capa eu jamais pensaria que fosse uma história tão interessante.
    Achei a paixão que você transmitiu nessa resenha um fator crucial para aguçar minha curiosidade em ler....
    Além do fato de eu adorar esse tipo de humor.
    Dica mais que anotada!!!
    Parabéns pela resenha!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Confesso que pela capa simples nunca pegaria esse livro na livraria. Mas você me cativou com sua resenha, a história parece ser realmente envolvente, acho que vou acabar presa na trama de todos eles e gostar tanto quanto você. Dica anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      A capa realmente não é ponto forte do livro, os tons em preto e branco também não me chamaram a atenção de imediato, a cereja do bolo fica por conta do enredo mesmo e vale a pena dar uma oportunidade.
      Beijos

      Excluir

Facebook