Te conto um Conto - Extensão Justa (Escuridão Total Sem Estrelas)

03 fevereiro

Olá mais uma vez Rascunheiros. Continuando nossa caminhada pela obra de contos de King, hoje vou falar um pouco sobre Extensão Justa, terceiro (e mais curto) do livro Escuridão Total Sem Estrelas. Se você ainda não viu as resenhas dos dois primeiros, a de 1922 está aqui e a de Gigante do Volante aqui. Nesse pequeno conto de menos de 40 páginas encontramos com David Streeter, uma pessoa de vida regular que se encontra dirigindo na marginal do aeroporto de Derry (que revisita gostosa) no fim da tarde para pensar nos seus poucos meses de vida que restam, uma vez que o mesmo tem um câncer muito agressivo. De repente ele se encontra com alguém um tanto peculiar na beira da estrada, sentado numa barraquinha simples de negócios e acaba conversando com o sujeito. Na placa, o anúncio: Extensão justa, preço justo. Depois de uma conversa , Streeter acredita estar falando com um sujeito que fugiu de um hospício, uma vez que este o oferece uma extensão de vida por um preço talvez bastante razoável. Estranhando toda situação deserta (mas sem nada a perder, já que o risco era mínimo), ele fecha o acordo. O preço? Dinheiro. Entretanto o mal não pode simplesmente ir embora, ele precisa ser compensado. E nada de entregar o fardo a um anônimo, você deve repassá-lo a alguém, de preferência que você odeie. A palavra chave deste conto é: Inveja. Inveja pelo fato de o outro ter conquistado o que deveria ser dele, inveja do outro conquistar as coisas somente por meio dele. Sim, Streeter tem uma pessoa para carregar este fardo. Então o acordo começa e Streeter vê toda sua vida (não mais com câncer) dando uma guinada ascendente enquanto a pessoa a quem ele delegou o fardo vê a vida indo ladeira abaixo. Com alguns elementos de muito clichê (do tipo negociador de almas da encruzilhada), este conto trás à tona uma nostalgia de revisitar Derry (que aparece em It), os barrens, ouvir que os Streeter tem um vizinho chamado Denbrough. Além disso, faz uma linha do tempo curiosa, citando fatos para marcar os acontecimentos na vida de Streeter, como a queda das torres gêmeas em setembro de 2001, um furto executado por Winona Ryder (aquela atriz que é mãe do garoto desaparecido no Stranger Things) que foi alardeado nos noticiários, o inicio da relação de Chris Brown e Rihanna, a agressão que Chris Brown cometeu, todos esses fatos relacionados ao livro de forma a contextualizar sutilmente a obra. Apesar de não ser tão bom quanto 1922 e Gigante do Volante, Extensão Justa não é um conto ruim. Talvez incompleto (na minha opinião), mas não ruim. Você, enquanto leitor, cria uma expectativa para o final que não se concretiza, tornando inquietante a forma como a história termina. 
E se você acredita que tem andado numa maré de azar, que tudo tem amaldiçoadamente dado errado para você de um tempo para cá enquanto todo o restante prospera, cuidado: Você pode imaginar por um momento que alguém negociou o próprio fardo com Odabi na beira de uma estrada deserta e o despejou em você, como fez Streeter em Extensão Justa.
É um conto agradável de se ler e em pouco tempo já está liquidado. Na minha opinião, apesar de apresentar aquela tão citada escuridão da alma, neste conto ela é muito menos marcante. 
É isso pessoal, espero que gostem e deixem comentários aí falando o que acharam. Volto em breve pra falar do quarto e último conto deste livro. Até logo.


Você pode gostar

12 comentários

  1. Oi Renner, inveja é de lascar... Uma pena que o conto não tenha finalizado bem, mesmo assim acredito quando você diz que independente disso, ele vale a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem Renner?
    Eu gostei muito desse livro, os contos são bem elaborados pelo mestre, são contos envolventes e pesados. Gostei muito de 1922!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, joia? Com toda certeza um dos melhores que li do mestre, e 1922 o melhor deles. Volte sempre.

      Excluir
  3. Oi oi!

    Tudo bem? Então, eu desisti de ler Stephen King faz um tempo. Li It, O Iluminado e Misery e Sob A Redoma até descobrir que histórias de terror não me fazem bem e que por isso não me forçaria mais a ler o autor. Só tem uma série dele que talvez leia no futuro que é A Torre Negra.

    Mesmo Sob A Redoma que não é terror me deixou muito angustiada então por isso vou passar a sua dica sobre Escuridão Total Sem Estrelas. É ótimo que o conto tenha te agradado tanto e que você o tenha achado sido rápido.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie. Infelizmente nada no mundo é para todos, e mesmo na literatura isso acontece. A forma como ele escreve realmente é agonizante (senão pelas situações da obra, pela forma como fica cansativo em sob a redoma por exemplo). Tenho muita curiosidade sobre A Torre Negra também mas a verba para essa coleção ainda não foi liberada (kkkk). Volte sempre pra discutirmos outros gêneros que te agradem. T+

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Não sabia que esse livro era de contos, ou não lembro, pelo menos. Nunca li nada do King, mas tenho muita vontade. Gostei dessa linha do tempo colocada no conto, uma pena ele não ter sido tão satisfatório.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa. Pois é Felipe, ele é de contos, e um dos bons. King é muito sutil nas obras dele, seja contextualizando, seja descrevendo. Talvez por isso seja um sucesso tão imenso. T+ e volte sempre.

      Excluir
  5. Normalmente eu não tenho nenhuma vontade de ler Stephen King, mas quase fiquei com vontade dessa vez. Se não fosse por esse final, já estaria atrás do livro para ler. Mas infelizmente tenho problemas sérios com histórias que parecem incompletas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju. Então, esse livro tem 3 outros contos bem melhores que esse. Se eu fosse você daria uma chance para 1922, pelo menos. Inclusive tem resenha dele aqui no blog.
      Confere la depois. t+

      Excluir
  6. bem,eu pretendo ler esse livro e não deixaria esse conto fora da lista... apesar da questão do final não ser tãaao empolgante, acho válida a leitura só pelas referências a fatos ocorridos na época que a trama se passa...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Olá
    não sabia que esse livro era de contos mas adorei saber mais sobre mais um livro do autor que adoro e com certeza vai para lista de desejados, muito legal esse e espero que os outros tenham um enredo tão instigante como esse

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook