#EspecialMulheres: Grandes Autoras

11 março



Estou dando sequência ao #EspecialMulheres do Um Rascunho a Mais porque dia das mulheres deve ser lembrado todos os dias e não somente no oito de março. Por isso, vou listar algumas autoras que trazem como tema de suas obras assuntos que merecem ser discutidos por todos. Não irei conseguir listar todas as autoras relevantes, essa é uma pequena lista que provavelmente irá crescer muito ao longo dos anos, mas gostaria de compartilhar um pouco sobre elas com vocês, se tiverem sugestões de outras autoras deixem nos comentários que irei buscar maiores informações. Vamos a lista.

Alice Walker

Alice Walker é uma escritora estadunidense que perdeu a visão de um dos olhos aos oito anos. Seus estudos foram alcançados graças a diversas bolsas das quais precisou se dedicar muito para conseguir. Walker sempre lutou contra a desigualdade de gênero e pelos direitos dos negros. Ganhadora de prêmios como o Pulitzer de ficção e o ‘Book National Award’ é uma autora que precisa ser conhecida. Sua obra de maior destaque é “A Cor Púrpura” que traz a história de uma mulher negra do sul dos Estados Unidos e semi-analfabeta que escreve cartas a Deus, mostrando sua dura realidade de forma comovente e sensível. Tem resenha dessa obra aqui no blog clique aqui para ler.

Ursula K. Le Guin

Ursula K. Le Guin foi uma escritora norte-americana, suas obras abordam temas como feminismo, movimentos políticos, organizações sociais, entre outros temas considerados polêmicos na sua época de publicação. Sem dúvidas uma autora a frente do seu tempo, escreveu obras com protagonistas negros e com raças andrógina (pessoas que possuem características de ambos os sexos). A lista de prêmios literárias é extensa e entre suas obras mais conhecidas destacam-se “O Ciclo Terramar” e “A Mão Esquerda da Escuridão”. Confira as resenhas dos dois primeiros volumes do Ciclo Terramar clicando aqui para “O Feiticeiro de Terramar” e aqui para “As Tumbas de Atuan”

Clarice Lispector

Clarice Lispector foi uma escritora brasileira de grande destaque, suas obras são conhecidas por muitos e se destacam por ter como protagonistas mulheres que refletem sobre as condições humanas, aspectos psicológicos e fazem questionamentos sobre suas posições sociais. Se tiverem um tempo e curiosidade, recomendo que conheçam mais sobre essa autora através de uma entrevista que ela concedeu Júlio Lerner, pouco antes de falecer. Outra dica que aproveito para deixar é o livro Clarice Lispector - Todos os Contos publicados pela editora Rocco.



Nísia Floresta

Nísia Floresta publicou o primeiro livro feminista no Brasil, lutou a favor de grandes causas como a abolição da escravatura, a liberdade religiosa e o ensino igualitário para as mulheres no Brasil. Eu conheci um pouco sobre essa autora através do livro “Extraordinárias - Mulheres que Revolucionaram o Brasil” e logo fiquei curiosa para saber mais sobre ela. Sua importância para a literatura nacional é incontestável e sua contribuição para o ensino de mulheres foi grande, portanto é uma autora que merece ser conhecida. Na Amazon encontra-se um e-book gratuito que traz a biografia dessa autora e que eu já adicionei a minha lista de leituras futuras, vou deixar o link aqui caso tenha interesse em saber mais sobre essa grande mulher brasileira que por poucos é conhecida.

Chimamanda Ngozi Adichie

Eu já falei um pouco sobre Chimamanda Adichie através da resenha do livro “Sejamos Todos Feministas” no qual já postei resenha aqui no blog, mas é uma autora tão incrível que merece ser lembrada com frequência. Chimamanda é uma autora nigeriana que está sendo responsável por trazer aos seus leitores um pouco da cultura africana e suas ideias feministas vem sendo amplamente divulgadas. Eu vou deixar alguns vídeos de palestras feitas por ela e que precisam ser conhecidas por muitos.



Você pode gostar

6 comentários

  1. Me senti envergonhada, não conhecia Nísia Floresta que coisa e caramba como ela foi maravilhosa em ter publicado o primeiro livro feminista no Brasil ♥
    Chimamanda nem poderia faltar nessa lista certo?
    Parabéns o post ficou lindo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!

    Eu estou me sentindo muito envergonhada com esse post porque só conheço (e quando falo conheço quero dizer que já tive contato com as obras) a Clarice, Nísia e Chimamanda (essa última faz só uns meses que li) e são realmente obras incríveis!

    Obrigada pelo post, vou procurar mais sobre as outras autoras e com certeza lerei alguma coisa delas.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    EU devo dizer que não conhecia a maioria destas autoras... Enfim, vou tentar saber mais!

    Ainda bem que continuas com esta rubrica!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Muito bom esse especial sobre mulheres grandes autoras, eu confesso que não conhecia a Alice Walker, vou pesquisar mais sobre suas obras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu adorei esse post e ver tantas autoras incríveis. Infelizmente, a única delas que eu já tive a oportunidade de ler uma obra foi a Chimamanda. Porém, tenho vontade de ler A cor púrpura da Alice Walker e quero conhecer algum da Ursula K. Le Guin também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    ai que lindo ver A Cor Purpura sendo citado por aqui, que livro maravilhoso, com certeza a autora merece ser destacada e Clarice Lispector também, li apenas uma obra mas quero todas haha amei esse post maravilhoso

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook