#EspecialMulheres: Sejamos todos feministas

06 março


Título: Sejamos Todos Feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 63
Ano:2014

Eu sempre me pego pensando em algumas questões ligadas ao feminismo, a posição da mulher na sociedade atual e o que mudou com o passar dos anos e não é incomum chegar a coclusão que é necessário mudar muitas coisas para chegar próximo ao ideal. Por que é necessário falar sobre feminismo? Por que as mulheres precisam, na maioria das vezes, sempre estarem provando que são merecedoras de um cargo ou uma profissão? Questões que a princípio parecem ter sido resolvidas com os anos de luta pela igualdade de gênero, mas que estão ali se repetindo diariamente e pior, mostrando que a igualdade está longe de ser atingida. 

Chimamanda Ngozi Adichie traz em “Sejamos todos feministas” questões como as que retratei anteriormente de forma direta, mostrando motivos do porquê precisamos mudar a nossa sociedade e que as crianças independente do gênero precisam ser criadas com novos pensamentos. A verdade que parece bobagem falar, mas o feminismo é mal interpretado pela maioria das pessoas, muitos acham que ser feminista significa não gostar de homens, ou excluí-los da sociedade, ou ainda mulheres que não gostam de maquiagem. As definições equivocadas são muitas e partem tanto de homens quanto mulheres, poderia escrever um texto só sobre isso, mas a questão que quero levantar nesse momento é que precisamos mudar essa percepção com urgência. Precisamos ter uma visão mais ampla e precisamos que todos percebam que é necessário mudar.

“Sejamos todos feministas” é uma transcrição de uma palestra feita por Chimamanda Adichie no TEDex Euston no ano de 2002, é um livro curto, direto e que pode ser lido rapidamente. Esse livro precisa ser conhecido por todos, Adichie relata de forma simples momentos em que passou por situações que comprovam que o feminismo precisa ser conhecido em seu conceito real e que nossas atitudes precisam mudar. Volto a afirmar que é necessário entender o movimento e que é possível mudar a realidade. Pode parecer um assunto ultrapassado, que as questões machistas foram superadas já faz um tempo, mas infelizmente não é.

Recomendo a leitura de “Sejamos todos Feministas” por todos, mais de uma vez, com um olhar diferente e preparado para mudar a nossa atual estrutura social. Só assim poderemos encontrar a igualdade e nos educarmos para sermos feministas. Recomendo também que busquem conhecer a autora, suas ideias, outras palestras e seus livros.


Você pode gostar

0 comentários

Facebook