Resenha dupla: Últimas Mensagens Recebidas e Cartas Secretas Jamais Enviadas

01 abril

Livros: Últimas Mensagens Recebidas e Cartas Secretas Jamais Enviadas
Organização: Emily Trunko
Editora: Seguinte

Hoje irei trazer uma resenha dupla aqui no blog, não pelo fato de um livro ser continuação do outro ou por ter pretensões parecidas e sim, por ser duplamente emocionante. Sim, esses dois livros tem um alto nível de emoção, capaz de abalar até mesmo corações mais rígidos. São livros curtos, ilustrados e com diversas colagens coerentes com os assuntos abordados, a parte gráfica é um dos pontos fortes e abre as portas para grandes reflexões. Porém o ponto alto é a escrita sincera, livre de preconceitos, sem medo de julgamentos e feita de forma libertadora. O poder que as palavras podem ter tomam forma através de textos curtos, trazendo a tona diversos sentimentos tanto em seus leitores quanto para quem as escreveu.

Emily Trunko é uma jovem blogueira estadunidense que criou dois tumblrs “The last message received” e “Dear my blank”. A proposta dos dois tumblrs são diferentes, o primeiro (The last message received) tem por objetivo mostrar as últimas mensagens recebidas seja de amigos, namorados(as), pessoas importantes, parentes e amigos que já faleceram ou que marcaram uma fase de transição. O segundo (Dear my blank) tem como finalidade que as pessoas de forma anônima possam enviar cartas que jamais iriam enviar para seus destinatários, pelos mais diversos motivos. Esses dois tumblrs são um verdadeiro sucesso, Emily Trunko já recebeu diversas contribuições e então nasceu os dois livros que tem a versão em português publicados pela editora Seguinte, com os títulos “Cartas Secretas Jamais Enviadas” e “Últimas Mensagens Recebidas”.

Como mencionei no início desta resenha, ambos livros possuem um alto teor emocional, é uma verdadeira montanha russa de sentimentos. Por ser fatos reais é ainda mais intenso, é provável que o leitor tenha vivido pelo menos uma situação semelhante a dos casos citados. Esse é mais um motivo para ler esses livros, se o leitor estiver passando por uma situação difícil talvez encontre conforto em saber que não está só nesse mundo. 

Em “Últimas Mensagens Recebidas” algumas mensagens possuem legendas contendo a história por trás da mensagem e outras são auto-explicativas, curtas e objetivas. Algumas partem o coração, outras trazem imenso alívio e outras marcam despedidas. Relacionamentos abusivos, perdas de entes queridos, fim de grandes amizades, pessoas que não encontraram apoio em quem esperavam, situações do cotidiano que muitas vezes não sabemos a quem recorrer são relatadas através dessas mensagens recebidas seja através de mensagens no celular, nas redes sociais ou emails. É uma imersão na vida de outras pessoas, é possível sentir suas dores e suas perdas. Em outros momentos é possível encontrar conforto e é nesse momento que ressalta a mensagem de que não estamos só no mundo, existem outras pessoas que passaram por problemas parecidos e quem sabe o leitor possa até mesmo encontrar a solução para a situação que está vivendo.

Já em “Cartas Secretas Jamais Enviadas” encontramos desde cartas contendo conselhos do próprio autor para seu eu do passado, cartas de gratidão, cartas amorosas, cartas de remorso, cartas a amigos contendo os mais diversos tipos de conteúdos. Todos guardamos segredos, todos temos algo a contar que está bem guardado dentro de nós, mas em alguns momentos é necessário desabafar, mesmo que as cartas não cheguem aos seus destinatários é bem provável que alguém leia, se identifique e deixe um comentário que possa consolar o remetente.

Não há muito o que falar sobre esses dois livros, é necessário que se faça uma leitura para compreender o quão valiosa pode ser essa leitura. Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre os tumblrs faça uma visita, se gostar do conteúdo, provavelmente irá gostar do livro.

Você pode gostar

0 comentários

Facebook