Resenha: Austenlândia

18 maio

Título: Austenlândia
Autora: Shannon Hale
Editora: Record
Ano: 2014
Páginas: 240
Classificação: 

"É uma verdade universalmente reconhecida que uma leitora que já leu e gostou das obras de Jane Austen, sem dúvidas se encantará por este livro..."

Já fazia algum tempo que eu não lia Chick Lits, e Austenlândia estava na minha meta do skoob desde o ano passado. De tanto postergar a leitura, assisti ao filme primeiro e como gostei bastante, decidi ler o livro depois de algum tempo, mas o que posso dizer é que o livro é sem dúvida bem mais interessante que o filme, então vale a pena ler.

Jane Hayes tem 33 anos e apesar dos vários relacionamentos que ela já teve, nenhum homem consegue encantá-la tanto quanto o Sr. Darcy do livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Ela já havia perdido a conta de quantas vezes assistiu ao filme e ficava suspirando pelo ator Colin Firth, divagando no sonho de encontrar o amor da sua vida.

Porém, sua vida muda completamente quando ela recebe a visita de sua tia-avó Carolyn que é muito rica. Ela percebe a obsessão da sobrinha neta pelo Sr. Darcy e após o falecimento de sua tia, Jane descobre que ela ganhou uma viagem totalmente paga para a Austenland, em que ela terá a chance de viver como se estivesse no próprio século em que se passa o seu livro favorito, longe das tecnologias, com pessoas preparadas especialmente para recebê-la e vivenciar este momento. Será que Jane conseguirá de fato viver esta aventura longe do seu celular, e tendo que conviver com o mal humorado Sr. Nobley, além de saber que sente uma certa atração por Theodore, o jardineiro da casa?

Austênlandia é um desses livros que descobri por acaso, sem esperar muito do enredo e ao final, me surpreendi tanto que fiquei encantada com a leitura. É difícil não apreciar uma leitura que relembre um pouco o cenário dos livros de Jane Austen, só que aqui todos os seus personagens têm a plena consciência do mundo real tecnológico que os esperam quando não estão nessa aventura.
Os personagens são bem construídos, e em alguns momentos fiquei questionando o que seria real ali em meio a toda essa aventura e o que não seria, afinal as pessoas estavam preparadas para vivenciar cada momento em Austenland. Jane é uma personagem sonhadora, que acredita no amor verdadeiro, e mesmo que seus relacionamentos não tenham dado certo, ela não desiste da sua busca pelo homem perfeito.

O livro é incrível, narrado em terceira pessoa, com muitas pitadas de humor e diálogos inteligentes que me transportaram para Austenland também. É um livro que fala sobre a busca de uma mulher pelo amor da sua vida, com erros e acertos, com um pensamento já bem definido de quem ela procura. Para quem procura uma leitura leve, para um final de semana com momentos descontraídos, ou já leu as obras de Jane Austen, sem dúvidas vai apreciar este livro!


Você pode gostar

7 comentários

  1. Quero muito ler esse livro!! Está na minha lista de desejados há dois anos e espero conseguir lê-lo logo, logo!!
    Adorei sua resenha. Deu um panorama geral da história sem entregar spoilers, confesso que estava com medo de encontrar algum.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro, mas amei o filme que foi baseado nele, achei a história muito fofa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas já amei, sua resenha me deixou super curiosa para saber mais sobre o destino de Jane. Anotei a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro Jane Austen, e estou mesmo afim de uma leitura leve e descontraída assim! Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Excelente resenha!
    Eu gosto muito de clássicos porém, nunca consegui gostar de J.Austen. Entendo sua importância para literatura mas nossos santos não se bateram.
    No entanto fiquei curiosa nesse livro, quem sabe minha antipatia não se desfaça ou aumente rsrsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie
    muito legal sua resenha e adorei saber mais sobre o livro pois faz um bom tempo que quero arriscar a ler, inclusive, adoro humor inteligente, com certeza estará na lista de desejados

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem? Não faço parte do fandon da Jane Austen, por isso nunca fiz questão de ler essa obra, mas assisti o filme por acaso e achei bem divertido.
    Beijos

    ResponderExcluir

Facebook