Resenha: Branca de Neve - Os Contos Clássicos

10 maio


Título: Branca de Neve - Os Contos Clássicos
Autor: Vários Autores
Editora: Generale
Ano: 2012
Páginas: 212
Classificação: 

Recebi esse livro em parceria com a editora Generale e não poderia deixar de dividir o meu contentamento em poder ler uma obra tão interessante que de fato pesquisou profundamente o conto de fadas da Branca de Neve. Apesar de não ser o meu conto favorito, não posso negar que é uma história fascinante que já percorreu o mundo, foi transformada em diversas adaptações e alegrou leitores do mundo inteiro. Branca de Neve foi o segundo conto de fadas em forma de livro infantil que ganhei depois de Cinderela, então não poderia deixar de ler esse livro que fez com que eu tivesse uma nova visão a respeito dessa clássica história.

Branca de Neve - Os Contos Clássicos traz inicialmente as diferentes histórias que surgiram de vários autores ao longo dos anos, sendo elas adaptadas de acordo com o país em que esses escritores viviam. Não se sabe ao certo onde ela se origina, mas o fato é que do mesmo conto podem ter saído não somente Branca de Neve, mas também A Bela Adormecida e João e Maria como algumas histórias narram. O livro narra oito versões do conto de Branca de Neve que vão desde a versão mais conhecida dos Irmãos Grimm, até a versão russa escrita poeticamente por Alexandre Puhskin. Após cada conto, os autores fazem comentários que instigam os leitores a pensar a respeito das histórias escritas. Em algumas versões, a figura da madrasta é substituída pela mãe, e o próprio pai que contribui para manter a filha longe, remove esse ideal da família amorosa construída nos contos de fadas.

Apesar do sucesso com os contos, o livro mostra que Branca de Neve também está presente nos quadrinhos, nos cinemas em diferentes adaptações e interpretada por grandes atrizes, além do conto inédito escrito por Alexandre Callari que narra a história da Branca de Neve de forma inesperada e com muitas surpresas. Ao invés da magia dos contos tradicionais, a história criada pelo autor envolve o mundo real, mostrando como o bem e o mal realmente agem. O livro mostra as facetas cruéis de uma madrasta má psicopata, de um pai que defende a sua filha e de uma enteada que permanece firme em sua força e bondade. Com personagens bem construídos, mesclando o horror e a aventura, além de ser muito bem escrito, o Conto Inédito é um convite para os leitores fascinados pelos contos de fadas.

Branca de Neve - Os Contos Clássicos é um livro incrível que desperta novos olhares no leitor a respeito desse conto que encantou gerações e, além disso, ressalta os valores morais que se escondem por trás dessa bela história. Não há como negar que Branca de Neve é uma lição de bondade, do triunfo do bem sobre o mal e que nenhuma obsessão pode resultar algo de bom. Por isso, se você gosta desse conto não pode deixar de ler este livro, que sem dúvidas, vai te surpreender com essa história que há tantos anos ainda permanece no coração de milhares de leitores do mundo inteiro.

Você pode gostar

8 comentários

  1. Nossa, eu não conhecia esse livro, mas achei suuper interessante, adorei essa dica de leitura, gosto muito de contos de fadas. Já está anotado na minha lista. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Branca de neve não é minha princesa favorita nem de longe, mas gostei da proposta do livro, leria com certeza, fiquei com curiosidade em ler a versão russa da história.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Sempre fui muito fã do mundo das Princesas, mas Branca de Neve está bem longe na minha lista de favoritas, mas achei bastante interessante a premissa do livro e todas as informações que ele trás consigo. Não conhecia a editora também, então, irei anotar a dica. Fico feliz que tenha aproveitado a leitura!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quando jovem nunca li contos de fadas, os conheço pela TV e adultos que contavam, nunca me interessei tanto que tbm nunca li para os meus filhos. Comecei a me interessar a pouco tempo depois que li !Amor nos contos de Fadas " (é um estudo psicológico) Tenho aqui em e-book várias versões estou lendo aos poucos por isso sua dica muito me interessa rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Branca de neve não é meu conto favorito também, mas fiquei bem curiosa com esse livro principalmente por você ter curtido tanto! Não conhecia o livro e adorei a dica ♥

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, achei super bacana saber que esse livro traz várias versões e esse inédito da história da Branca de Neve, já fiquei curiosa para ler também.

    ResponderExcluir
  7. Thalita, não conhecia este livro e adorei a ideia de trazer várias versões da Branca de Neve. Vou anotar a dica, pois se tiver oportunidade vou querer ler
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem Thalita?

    Eu já tinha visto esse livro no catálogo da Editora Évora/Generale, tanto que solicitei tem menos de um mês para a Fernanda, nossa colaboradora. Parece ser de fato uma boa leitura, gostei da capa e a edição parece ser caprichada!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Facebook